16/05/2009

A luta continua... click...


Esta foi tirada num dos Armazéns dos SMAS. Foram me pedidas fotografias de algumas instalações do sitio onde trabalho. Neste caso era o armazém: um imenso conjunto de prateleiras, atoladas de material, numa sala escura e cinzenta. Típico. Daqueles sítios que, por mais arrumados que se encontrem, parecem sempre o contrário, para quem não consegue perceber o que realmente está nas prateleiras.
O que vale é que encontro sempre motivo de inspiração. Por entre a escuridão, encontrei estes baldes igualmente "escuros", com pegas bem coloridas.
Chamou-me logo a atenção da minha objectiva. Adorei as cores.
Às vezes, "temos" que "reinventar" o local onde vamos fazer o trabalho. Perceber em 3 segundos, qual o melhor plano para esconder, aquilo que não queremos mostrar, sem deixarmos de fotografar o que realmente interessa e foi nos pedido. Somos constantemente limitados, quer pelo o nosso conhecimento ou pela falta dele, quer pelas próprias limitações do aparelho que manuseamos.
Não sou grande conhecedora das técnicas da fotografia, nem tenho curso algum de que possa valer-me (embora confesse que a esta altura do "campeonato" já precisava de alguma formação mais técnica e aprofundada). Mas sou muito paciente e dedicada e pratico muito. E sempre me vai servindo de grande utilidade, tudo aquilo que aprendi no saudoso Indy (Semanário Independente), quando era secretária dos fotógrafos do jornal. No entanto, há uma coisa muito importante na fotografia, que não se aprende com as técnicas, nem provavelmente com a prática. Não se compra, nem provavelmente se arranja ao virar da esquina. Estou a falar de CRIATIVIDADE e enquanto a minha imaginação não me falhar, acho que conseguirei cumprir.

Sem comentários: