14/09/2009

RedBull@Invicta


Red Bull , 12 e 13 de Setembro, Cais de Porto e Gaia
Sempre gostei do Porto.
Desde pequena, sempre foi uma cidade que me fascinou. É algo que não sei explicar, mas que sempre mexeu comigo. Lembro-me que ia lá nadar algumas vezes por ano e ficava radiante, tão radiante que já não dormia na noite antes da partida.
Na altura, uma longa e tortuosa estrada nacional separava a Invicta de Lisboa. Chegavam a ser 6 ou 7 horas de autocarro. Mas nem isso me vazia vacilar.
Eu sempre amei o Porto à minha maneira e nunca ninguém percebeu muito bem isso e porquê.
Sentia-me feliz e em casa, entranhada nas gentes e na pronúncia acentuada que ali se ouve em todas as esquinas. Revia-me no seu bairrismo tão característico. Na força e na vontade das pessoas que se unem em prol de um único objectivo: GANHAR!
O ditado "E pluribus unum" bem que se podia aplicar no Porto. Pela garra, pela devoção que as gentes tem à sua terra, à sua cidade e sobretudo ao seu rio, o Douro.
Já Lisboa, a minha verdadeira terra (porque fui lá nascer), sempre a vi como uma cidade partida, mais cosmopolita. Onde as pessoas praticamente não falam umas com as outras e onde sobretudo vigora o anonimato. O que também nem sempre é mau.
Uns anos depois, percebi, que o destino podia ter-me feito nascer ali, no PORTO, que eu tanto adoro. Mas a minha mãe não quis mudar-se para lá porque já estava grávida.
Talvez isso explique a obsessão. Dizem que quando estamos na barriga das mães já sentimos tudo e se calhar é verdade... :)
Regressei a Gaia, para o RedBull 2009 e deliciei-me a olhar o Porto e o seu Douro até me cansar a vista. Como é bonito visto dali. Com as suas ruas estreitas e os telhados engalfinhados uns nos outros a subirem a colina até ao cimo. Como é linda aquela curva acentuada no rio, que aproxima as margens.
Esta paisagem enche-me a alma. Sempre foi assim e acho que sempre será...

1 comentário:

Anónimo disse...

A cidade do Porto é única e apaixonante.
Será sempre bem recebida!

Prazer,

Bruno